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Juntas para Motores

São componentes aplicados em todo o corpo do motor, visam assegurar a estanquecidade de cada uma das câmaras de combustão, bem como a continuidade dos circuitos de água de refrigeração do motor e dos circuitos de passagem do óleo lubrificante do motor.

O material da junta tem que estar em condições de impedir a penetração da mistura gasosa, da água ou do óleo nos circuitos adjacentes, os orifícios asseguram a continuidade dos vários circuitos que atravessam o motor do automóvel, bem como para a passagem dos parafusos de fixação da cabeça ao bloco motor, chamados parafusos prisioneiros ou pernos.

As Juntas para Motores da Pathway atendem todas as normas de Segurança e Qualidade, possuem elevada resistência térmica, química e mecânica.

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Retentores

A principal função dos retentores de um motor é vedar e reter óleos, graxas e outros tipos de fluidos, além de evitar vazamentos, o retentor impede a entrada de impurezas como poeira, areia e terra para dentro do motor. Os componentes móveis também são vedados com retentores de óleos como o comando de válvulas e o virabrequim. As bombas de óleo e bomba d’água também utilizam juntas e retentores para promover uma perfeita vedação.

Não há um prazo de validade, então o proprietário deve fazer a manutenção preventiva, ou seja, ao verificar qualquer vazamento leve o carro a uma oficina.

Os Retentores da Pathway atendem todas as normas de Segurança e Qualidade, possuem elevada resistência térmica, química e mecânica.

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Kits

A Pathway, atendendo os mais altos Padrões de Qualidade e Segurança na fabricação, trabalha com montagem de Kits de Juntas e Retentores, que são componentes aplicados em todo o corpo do motor.

As junções de peças fixas como coletores, tampas e cabeçotes necessitam de uma vedação entre as suas superfícies evitando vazamentos de fluídos líquidos ou gasosos como a perda de compressão dos cilindros. Os componentes móveis também são vedados com retentores de óleos como o comando de válvulas e o virabrequim. As bombas de óleo e bomba d’água também utilizam juntas e retentores para promover uma perfeita vedação.

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Tuchos Hidráulicos

Tuchos hidráulicos são usados para compensar a folga existente entre a válvula e o balancim, tornando o funcionamento mais silencioso, visto que trabalha com folga-zero e possui regulagem automática, são usados também para auxiliar, caso o motor exceda em RPMs, evitando a flutuação das válvulas e eventual quebra do motor.

Diferentemente dos tuchos mecânicos, em que devemos regular com uma folga predeterminada pelo fabricante, usando para isto um cálibre de lâminas. Os tuchos hidráulicos fazem a compensação da folga, pois funcionam com a pressão e o fluxo do óleo, possuindo a chamada "regulagem automática".

A grande vantagem em utilizar os tuchos hidráulicos é o baixo ruído da operação, pois a folga é zero, deixando o motor mais "crespo" e rápido nas respostas, especialmente em baixas e médias rotações.

Os tuchos hidráulicos da Pathway atendem todas as normas de Qualidade e Segurança e possuem elevada resistência térmica, química e mecânica.

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Parafusos

Os parafusos para fixação de cabeçotes tem a função de garantir a união entre o cabeçote, junta de cabeçote e o bloco do motor, evitando e vazamentos de compressão e flúídos de lubrificação e refrigeração. Portanto durante os reparos técnicos, recomenda-se a substituição de todos os parafusos, durante a montagem de uma nova junta.

Utilize sempre torquímetro CALIBRADO e AFERIDO para efetuar o aperto, conforme especificado pela montadora. Lembramos que os parafusos de cabeçote não necessitam de lubrificação em sua aplicação, pois lubrificantes podem interferir no atrito da rosca, não garantindo o aperto final.

Os Parafusos para fixação de cabeçote da Pathway são enviados em embalagem diferenciada, que possui divisórias de proteção às roscas. Atendem todas as normas de segurança e qualidade, suportando condições criticas de esforços intermitentes, altas temperaturas e fadiga e, garantindo assim, uma perfeita união entre cabeçote e bloco do motor.

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Alojamento para Comando de Válvulas

Alojamento do Comando de Válvulas: além de alojar o comando, garante o bom funcionamento do conjunto: comando, válvulas, tuchos, etc.

É importante verificar a planicidade da base do alojamento e possível empenamento, ao efetuar-se a montagem no conjunto motor, pois podem ocorrer deformações naturais devido o aquecimento e vibrações durante o funcionamento, em função do tempo.

É muito importante fazer as trocas de óleo periodicamente mediante sua utilização, conforme especificação da montadora.

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Comando de Válvulas

A árvore de cames ou árvore de comando de válvulas ou eixo de comando de válvulas, é um mecanismo destinado a acionar a abertura das válvulas nos motores, e consiste num veio cilíndrico no qual estão fixados um conjunto de cames ou ressaltos, um por válvula, a ser controlada. Este veio tem um conjunto de apoios que asseguram a sua estabilidade durante o movimento rotativo a que é sujeito.

O eixo de comando de válvulas promove o movimento de abertura e fechamento dás mesmas, que permitem a entrada da mistura ar-combustível e a saída dos gases que foram queimados pelo escapamento.

Faça as trocas de óleo regularmente, conforme especificado pela montadora. Verifique sempre que possível o nível de óleo do motor, deixando-o entre a marcação do mínimo e o máximo, encontradas na vareta de óleo, Utilize sempre o óleo recomendado no Manual do Fabricante.

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